quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O corpo em movimento

           A criança no grupo 2 conhece o que está a sua volta através do  processo de exploração e aos poucos vai  se desenvolvendo com mais segurança. Com o seu corpo não é diferente, pois nesta faixa etária as crianças falam com o corpo.




Desta maneira, é importante vivenciarem situações e atividades  nas quais possam diversificar movimentos de locomoção (andar, correr, saltar...), de manipulação (arremessar, chutar, rolar...) e de estabilização (ficar num pé só, andar numa superfície estreita). Enfim, que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo para um bom desenvolvimento de suas competências motoras.






          O movimento é uma linguagem que comunica  sensações e  idéias. Além do espaço escolar que propicia muitos desafios, em nossa rotina oportunizamos muitas situações para que elas conheçam as possibilidades de movimento do seu corpo . Uma delas é o circuito, momento em que a criança conhece e amplia movimentos com materiais organizados e planejados previamente pelo professor.




Exemplo de um circuito



No início a ajuda...












Em novembro...quanta habilidade!




           As propostas de circuito favorecem  à criança maior  conhecimento de seu corpo, pela exploração e domínio do espaço que a circunda, tendo a cada novo desafio, a possibilidade de conhecer os seus limites e ampliar os seus movimentos, deslocando-se com maior destreza.  Nesses momentos também se depara com situações que exigem  respeito e cooperação com o outro e consigo mesmo. Por exemplo, controlar o medo, esperar a vez sem empurrar e ajudar o outro.


           E em casa, como acontece essa exploração no espaço?  Registrem aqui como vocês lidam com essas grandes conquistas de seu filho (a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário