Transcrição de conversa durante uma brincadeira:
criança 1- Vou fazer o papa dela!
criança 2– Ela toma tetê!
criança 1- Ela tá melhorando!
Maria Inês – Ela tá doente?
criança 2 – Tá! Ela toma Tetê e não precisa tomar remédio!
- Ela vai tomar tudinho!
- Já ta pronto? (referindo-se a comida)
criança 1 – Quase!
criança 2 – Você é o papai, tá?
criança 1 – E você é a mamãe!
– Vou fazer um papá bem gostosinho com carne e macarrão!
- Eu já volto!
As oportunidades que tiveram de estarem juntas e participarem das rodas de conversa contribuíram para que chegassem "mais falantes" neste final de ano.

Mas será que foi sempre assim?
Não, não foi...
No início, as brincadeiras eram mais solitárias e não existia o diálogo entre eles. O choro e muitas vezes a ação física eram comuns na hora de demonstrar um desejo ou comunicar algo.
Nas rodas de conversa predominavam as tentativas de falas acompanhadas de gestos, expressões e o professor dava significado a tudo o que era falado.
Para ajudá-los, surgiu o trabalho com as rodas temáticas. As crianças traziam objetos de casa e contavam como usavam, brincavam. Esses objetos apoiavam a fala das crianças durante as rodas, possibilitando que pudessem se colocar diante daquela situação. Vejam abaixo a transcrição de uma roda sobre “Meu brinquedo preferido”
Para ajudá-los, surgiu o trabalho com as rodas temáticas. As crianças traziam objetos de casa e contavam como usavam, brincavam. Esses objetos apoiavam a fala das crianças durante as rodas, possibilitando que pudessem se colocar diante daquela situação. Vejam abaixo a transcrição de uma roda sobre “Meu brinquedo preferido”
Criança1: Eu quero esse Pablo!
Carla: Quem deu para você?
Carla: E porque você gosta tanto dele?
Criança2: Porque abraça.
Criança3: Eu trouxe o Júlio.
Carla: E quem te deu esse Júlio tão bacana?
Criança3: Foi a mamãe. Eu gosto porque ele tem cavalos, vaca, galinhas e morcegos.
A hora do banho
Criança1: Eu tomo banho na minha banheira com a esponja!
Ismenia: Ah, você gosta mais de tomar banho na banheira?
Criança1:É, eu tenho medo do chuveirão!
Ismenia: E por que medo de chuveiro?
Criança1: Porque faz barulho forte.
Ismenia: E essa galinha de borracha de quem é?
Criança2: É minha eu tomo banho com ela.
Criança2: Minha mãe comprou.
Dessa maneira, com muitos momentos para conversar, ampliaram a capacidade de comunicação. Hoje, dizem coisas muito engraçadas enquanto conversamos...
E em casa? Estão "mais falantes"? Contam coisas da escola? Conte para nós...
Maria Inês, Carla e Ismênia
Maria Inês, Carla e Ismênia
Nossa! O Marcel não falava nada quando entrou na escola e agora está super falante! Obrigada, amigas!
ResponderExcluirMelissa
Na escola estão todos mais falantes e aparecem coisas engraçadas na tentativa de "falar certo"
ResponderExcluirOlha esse trecho de conversa na hora do lanche de hoje...
criança - Lem...le...lam...
- Lemba a minha bolacha!
Pois é, Mel. Estão muito falantes mesmo.Os objetos solicitados para as rodas apoiam muito esta fala. As conversas que surgem durante os cantos, o lanche ou em outros momentos,são preciosíssimas. É muito bom e gratificante ouví-los dialogar. Ainda que este seja um dialogo bastante singelo.
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