Agora que já nos conhecem vamos apresentar algumas novidades do G5.
Desde o G2, as
crianças usam materiais coletivos para desenhar e
escrever, tais como: canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, caneta preta...
Ao ingressar
no G5 esses materiais passam a ser individuais para que as crianças comecem a
cuidar de seus pertences com maior autonomia. Como puderam acompanhar, todas
ficaram muito empolgadas com a organização do estojo e a identificação de cada
um dos itens. Usá-los pela primeira vez foi uma experiência bastante prazerosa.
Além disso, houve muita aprendizagem:
“Prô, essa
borracha não é minha! Não é o meu nome!”
“Esse lápis
não é meu! Tá escrito Manoela, mas o outro nome não começa com ‘P’, tem o ‘S’.”
Outra novidade
do G5 é a tarefa de casa. As crianças ficam muito ansiosas para que a
terça-feira chegue. Assim que começa a roda de conversa, os comentários surgem:
“Prô, hoje é
terça-feira, dia da lição de casa!”
“Qual vai ser
a lição de hoje?”
“Essa lição é
muito fácil!”
“Eu acho essa
lição legal!”
Organização da tarefa de casa |
“Temos que
estar com as mãos limpas!”
“Precisa fazer
a lição num lugar claro e silencioso. A mesa tem que estar limpa!”
“Depois de
achar as diferenças, pode pintar os desenhos. Fica mais caprichado.”
Agora é para
vocês, pais! Seguem algumas dicas de como ajudar seu filho na realização
da lição:
- Ajudar a organizar o espaço: um
lugar limpo, claro e silencioso;
- Disponibilizar os materiais
necessários: lápis grafite, borracha, apontador, canetinha e lápis de cor;
- Ler a consigna da atividade
para que a criança recorde as orientações dadas em sala;
- Deixar que a criança faça a
tarefa sozinha, de seu melhor jeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário