quinta-feira, 3 de abril de 2014

As novidades do G5

Agora que já nos conhecem  vamos apresentar algumas novidades do G5.

Desde o G2, as crianças usam materiais coletivos para desenhar e escrever, tais como: canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, caneta preta...

Ao ingressar no G5 esses materiais passam a ser individuais para que as crianças comecem a cuidar de seus pertences com maior autonomia. Como puderam acompanhar, todas ficaram muito empolgadas com a organização do estojo e a identificação de cada um dos itens. Usá-los pela primeira vez foi uma experiência bastante prazerosa.  

 
"Uma borracha pra cada um."





  


          Além disso, houve muita aprendizagem:

“Prô, essa borracha não é minha! Não é o meu nome!”
“Esse lápis não é meu! Tá escrito Manoela, mas o outro nome não começa com ‘P’, tem o ‘S’.”






Outra novidade do G5 é a tarefa de casa. As crianças ficam muito ansiosas para que a terça-feira chegue. Assim que começa a roda de conversa, os comentários surgem:

“Prô, hoje é terça-feira, dia da lição de casa!”
“Qual vai ser a lição de hoje?”
“Essa lição é muito fácil!”
“Eu acho essa lição legal!”








Organização da tarefa de casa





A cada lição de casa, conversamos com o grupo a respeito dos procedimentos para realizá-la em casa, e do que deve ser feito. Durante a explicação, muitas ideias surgem das próprias crianças para que a tarefa seja produzida de seu melhor jeito.
  
“Temos que estar com as mãos limpas!”
“Precisa fazer a lição num lugar claro e silencioso. A mesa tem que estar limpa!”
“Depois de achar as diferenças, pode pintar os desenhos. Fica mais caprichado.”
“Pra escrever, pode pesquisar na tabela do alfabeto e na lista de nome dos amigos!”






Agora é para vocês, pais! Seguem algumas dicas de como ajudar seu filho na realização da lição:

- Ajudar a organizar o espaço: um lugar limpo, claro e silencioso;
- Disponibilizar os materiais necessários: lápis grafite, borracha, apontador, canetinha e lápis de cor;
- Ler a consigna da atividade para que a criança recorde as orientações dadas em sala;
- Deixar que a criança faça a tarefa sozinha, de seu melhor jeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário