terça-feira, 30 de abril de 2013

Por que trabalhar com nomes próprios?

                     Porque a partir dos nomes e de um trabalho intencional, as crianças fazem importantes descobertas, como:


  • Diferenciar letras de números e de desenho;
  • Conhecer os nomes da letras;
  • Descobrir que a quantidade de letras pode ser diferente de um nome para outro;
  • Observar que as mesmas letras podem se repetir no seu nome e até aparecer no nome dos amigos;
  • Perceber que se escreve da esquerda para a direita;
  • Perceber a escrita do nome como uma palavra estável (possui uma ordem de letras)
  • Utilizar os nomes como fonte para ajudá-la a escrever outras palavras.
           Ao longo do semestre oferecemos variadas propostas:

         
Escrita  de nome com o apoio da tarja 




Escrita do nome utilizando letras móveis

 



Escrita  de nome sem apoio da tarja




 Sorteio para a função de ajudante do dia





Roda de apreciação dos brinquedos com sorteio dos nomes





   
          Diante dessas situações, as crianças  sentem-se cada vez mais familiarizadas com os nomes e progressivamente encorajadas a escrevê-lo convencionalmente.


         E em casa, vocês já percebem essa afinidade com osnomes? E com a escrita? Compartilhem aqui conosco essas descobertas!!!



Elaine, Ismenia, Débora Robles e Nanci



2 comentários:

  1. Prôs, parabéns pelo trabalho!
    A Pietra tem mostrado bastante interesse em escreve seu nome e dos colegas.
    Na maioria das vezes ela é a professora e nós, os pais somos os alunos e ajudantes. Aí ela reporduz tudo o que faz na escola!
    Esta é a minha alegria de ver o caminho maravilhoso que está sendo feito para o aprendizado dos alunos! Parabéns à todos os mestres!

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas mais gostosas de acompanhar no crescimento deles, eu acho: a descoberta de um mundo aberto pela escrita. Mamãe começa com "A" (de Andrea. E a palavra "vocês" termina com o número "6". Incríveis hipóteses.

    ResponderExcluir