terça-feira, 30 de agosto de 2011

É possível crianças tão pequenas na posição de leitores?

Para formar leitores oferecemos aos alunos diferentes situações de leitura. A pasta de textos é uma delas.









Desde o G2, os alunos já participam deste trabalho com textos  conhecidos por eles e de fácil memorização  que permitem às crianças atuarem como verdadeiros leitores.
É comum os pais se assustarem quando nos referimos às crianças como leitores. Por este motivo, resolvemos contar um pouco porque eles, embora não saibam ler convencionalmente, podem ser colocados na posição de leitores.
Ao ter um texto memorizado as crianças, diante da escrita deste texto, já sabem o que está escrito e pela característica deles, sabem como repeti-lo. Na classe, a cada texto as professoras lêem para as crianças, brincam com eles e pedem que leiam. Nestas situações podemos ver o quanto eles já sabem sobre a leitura.
Em geral pegam a pasta, sentam e começam a folhear. Ao serem convidados a ler, permanecem na página indicada e, muitos passam o dedo sobre  texto, indicando que  estão acompanhando. A estes comportamentos, atribuímos o valor de leitura que ano a ano vai evoluindo até chegar a leitura convencional.


Vocês já pediram a eles que leiam para vocês? Experimentem e terão uma grande surpresa. Mas, não se esqueçam de voltar ao blog e postar o que puderam ver.

 Escrever no blog junto com seu filho é um modo de mostrar que você  também o reconhece como leitor.

Ismênia, Carla e Maria Inês



4 comentários:

  1. O Cecel quase não fala ainda, mas já sabe demonstrar suas preferências como leitor. Pega a pasta e já vai escolhendo: "Mamãe, sapo!" E lá vou eu lavando o pé do danado do sapinho... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Lendo esse post eu consegui ver exatamente a postura que a minha filha tem em casa com os livros e a pasta de leitura, ela até ja reconhece e sabe escrever a letrinha do nome dela, faz uma bolinha de "o" seguida de uma minhoquinha e diz que esta escrito Olivia, ADORO!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo! A postura de Cecel e da Olivia diante deste material é a de quem está se apropriando e entendendo que as palavras que ali estão são eternizadas. Já perceberam que sempre que abrirem a pasta na musica da "Dona Aranha", por exemplo, são aquelas palavras que estarão ali. E como já sabem o texto de memória e o reconhecem pela ilustração que acompanha, são capazes de realizar esta leitura inicial, mas tão importante para a formação do leitor.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo meu bebe....
    e muito bom poder matar a saudades aqui do meu trabalho, vendo meu lindo pelo blog...
    beijo Ismênia

    ResponderExcluir