sábado, 28 de junho de 2014

GRUPO 5 e DORIVAL CAYMMI








          Marinheiro encosta o barco, que a morena quer embarcar.
         Ai, ai eu não sou daqui, eu não sou dali, eu sou do Pará.                                                                                                                                                                                                           

         Neste mês de junho,os alunos do Grupo 5 aperfeiçoaram as canções aprendidas durante as aulas de música (Marinheiro Só, Marinheiro encosta o barco, Maracangalha), preparando-se para a apresentação da Mostra Cultural. Nesta atividade, foi possível perceber que as crianças, aos poucos, começam a afinar a sua voz e a controlar a intensidade com que cantam.

         Todos nós aprendemos a cantar pela imitação, ouvindo e vendo, trabalho que tem exigido grande concentração por parte das crianças.
        O tema escolhido para nossas vivências foi o mar em homenagem a Dorival Caymmi. Dramatizaram e sonorizaram uma tempestade em alto mar com instrumentos de percussão e sucata. Também ouviram músicas do compositor baiano.
         Além disso, as crianças brincaram de roda, cantando músicas com temática junina e trabalharam o andamento (rápido e lento) e o fraseado musical (divisão da música em partes) através de brincadeiras corporais e audição de repertório.
                                                        















terça-feira, 3 de junho de 2014

Ler por prazer e para aprender

As quintas-feiras são muito esperadas pelas crianças. Porque será? Dia de roda de leitura!

Desde o G2, os pequenos participam das rodas de leitura para levarem um livro de interesse para casa, e assim compartilharem parte de nossa rotina com seus familiares.

A leitura, por ser um importante meio de comunicação, está presente em nosso dia-a-dia, portanto não é só na escola que fazemos uso dela, razão pela qual estendemos essa prática para casa.














Mas essa não é uma simples situação de escolha e ampliação de leituras literárias, pelo contrário, é um rico momento para desenvolver comportamentos de um leitor, como buscar informações na resenha; conhecer o estilo literário de um autor; interessar-se por um determinado gênero de leitura... Nessas rodas muitos saberes são construídos e compartilhados: as crianças justificam suas escolhas, indicam livros e, por vezes, até criticam alguns títulos.


“Eu gostei da ilustração desse livro!”

“Esse livro deve ser muito legal porque o título é interessante!”

“Minha amiga contou que tem uma parte engraçada.”

“Eu gosto de livro de aventura!”

“Esse autor eu conheço, porque já lemos vários livros dele!”

“Prô, lê a resenha pra mim?”

“Leve esse livro porque tem uma parte que é assustadora.”





A partir desse trabalho, observamos o quanto as crianças desenvolvem o prazer e o interesse pela leitura, pois, muitas vezes, após o lanche ou uma atividade dirigem-se ao expositor de livro para realizar a leitura dos títulos preferidos.







E em casa? Conte-nos um pouco de como ocorrem as leituras com seu filho.