Para formar leitores oferecemos aos alunos diferentes situações de leitura. A pasta de textos é uma delas.
Desde o G2, os alunos já participam deste trabalho com textos conhecidos por eles e de fácil memorização que permitem às crianças atuarem como verdadeiros leitores.
É comum os pais se assustarem quando nos referimos às crianças como leitores. Por este motivo, resolvemos contar um pouco porque eles, embora não saibam ler convencionalmente, podem ser colocados na posição de leitores.
Ao ter um texto memorizado as crianças, diante da escrita deste texto, já sabem o que está escrito e pela característica deles, sabem como repeti-lo. Na classe, a cada texto as professoras lêem para as crianças, brincam com eles e pedem que leiam. Nestas situações podemos ver o quanto eles já sabem sobre a leitura.
Em geral pegam a pasta, sentam e começam a folhear. Ao serem convidados a ler, permanecem na página indicada e, muitos passam o dedo sobre texto, indicando que estão acompanhando. A estes comportamentos, atribuímos o valor de leitura que ano a ano vai evoluindo até chegar a leitura convencional.
Vocês já pediram a eles que leiam para vocês? Experimentem e terão uma grande surpresa. Mas, não se esqueçam de voltar ao blog e postar o que puderam ver.
Escrever no blog junto com seu filho é um modo de mostrar que você também o reconhece como leitor.
Ismênia, Carla e Maria Inês